Medicina Integrativa

A medicina integrativa é uma abordagem médica que pode ser definida como completa. O objetivo não é “só” fornecer o tratamento para determinada doença, mas sim a cura ampla! Em outras palavras, a medicina integrativa vai encontrar e tratar a “raiz” do problema, e desta forma, promover a cura em todos os sentidos, ou seja, não só a ausência dos sintomas e da doença em si, mas o bem-estar integral do corpo e da mente.

Imagem Medicina Integrativa

A palavra “integrativa” não compõe o nome da abordagem por acaso, pois o método de tratamento mais humanizado que combina tratamentos convencionais e terapias complementares é conduzido por médicos especialistas juntamente com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

Por cuidar do paciente como um todo e não especialmente da doença, um dos itens mais relevantes é exatamente a relação médico-paciente. Amparada no respeito à individualidade de cada pessoa, o contato médico-paciente dentro da medicina integrativa tem um ponto de vista diferente da “medicina tradicional”, já que não são avaliadas apenas questões biológicas, mas também emocionais, sociais, entre outras. Portanto, o plano de tratamento não é estabelecido de acordo com a doença, mas sim com a vida do paciente.

Além da “cura” ampla de doenças, a medicina integrativa atua ainda na prevenção. As chamadas estratégicas preventivas garantem a longevidade, pois combatem os fatores de risco e controlam o desempenho metabólico do organismo. Todas as ações da medicina integrativa (tratamentos e terapias) são baseadas em estudos científicos, contudo é indispensável buscar por médicos especialistas, como os médicos que trabalham em medicina integrativa e nutrologia.

Médico Nutrólogo em Campinas

Dr. Marcos Silva
Nutrologia e Clínica Médica | CRM 201524

  • Formado em Medicina pela PUC Campinas;
  • Pós Graduação em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo;
Agendar nutrólogo em Campinas

Agende sua
Consulta!