Implante Hormonal Esclarecimentos

Por que fazer um implante hormonal? O que é implante hormonal? o que são Hormônios os seus Benefícios do implante hormonal, Por que realizar um implante hormonal? Existem riscos? Devo procurar um especialista? Fica caro realizar um implante hormonal. Estas e outras dúvidas serão sanadas pelo Dr. Marcos Silva Nutrologia em campinas.

 

SUMÁRIO

 

Por que fazer um implante hormonal?

O que é implante hormonal?

Hormônios

Benefícios do implante hormonal

Por que realizar um implante hormonal?

Existem riscos?

Devo procurar um especialista?

Fica caro realizar um implante hormonal

 

 

Por que fazer um implante hormonal?

A medicina avançou de forma rápida, e surgiu assim várias técnicas como o implante hormonal.

Porém, mesmo o procedimento sendo muito eficaz, ele precisa ser realizado com o apoio de algum especialista. Existente há vários anos, o implante hormonal é um grande conhecido das mulheres.

Dessa forma, era muito usado como anticoncepcional e facilitava a vida de quem o usava.

Todavia, o método agora serve para tratar diversos tipos de problemas hormonais. Bem como os métodos anticoncepcionais, usar o implante hormonal para outros problemas tem seus benefícios.

Porém, o foco principal dos implantes hormonais são questões como a menopausa, a andropausa, reposição hormonal e contracepção.

No texto abaixo iremos explicar melhor sobre como o implante hormonal funciona.

Continue lendo.

 

O que é implante hormonal?

Existente a décadas no país, o implante hormonal possui alguns benefícios. Um deles e que talvez seja o principal é sua liberação lenta no corpo da mulher. Portanto, o tratamento hormonal é feito de forma mais eficaz que o feito de forma convencional.

Um dos mais conhecidos implantes hormonais é o implante anticoncepcional. Os métodos anticonceptivos são usados com o intuito de evitar possíveis gravidezes indesejadas.

Sobretudo, serve também para evitar os efeitos que a menstruação proporciona para as mulheres. Dessa forma, situações como cólicas, sangramentos e até mesmo a TPM podem ser evitadas com o uso desses implantes.

Para isso, é inserido um pequeno tubo, feito com um material especial e que possui 4 centímetros de comprimento e menos de 3 milímetros de diâmetro.

 

Hormônios

Agora vamos explicar como funciona o implante hormonal propriamente dito. O corpo humano possui diversos hormônios, cada um deles importante para uma parte do organismo.

Todavia, existem casos em que o corpo não consegue produzir os hormônios ou produz em quantidade menor que o esperado. Com tudo, devido aos avanços que a medicina conseguiu, nas últimas décadas surgiram algumas formas de vencer isso.

Uma dessas formas é implantando hormônios. Conhecido por implante hormonal, o serviço ainda não é disponibilizado pelo SUS.

São diversos implantes, vários deles com intuito de evitar a gravidez e sendo usados por famosas.

Os mais conhecidos são os feitos com progestogênio, que é colocado no braço e libera lentamente o hormônio por cerca de 3 anos. Além do levonorgestrel, que não está disponível no país, mas que possui efeito por cerca de 3 anos.

 

Benefícios do implante hormonal

Existem inúmeros benefícios em implantar o tubo hormonal. Vários deles têm a ver com a segurança do procedimento.

Tratar com medicamentos nem sempre é algo funcional. Dessa forma, muitas pessoas acabam desistindo de tratamentos anticoncepcionais ou até de outros tratamentos.

Sobre o tratamento com o implante hormonal anticoncepcional, a eficácia é o ponto chave. Segundo alguns estudos, a eficácia é mantida pelos 3 anos de uso da técnica. Com tudo, nada é perfeito, e mesmo sendo 1 chance em 1 mil de engravidar, a chance ainda existe.

implante hormonal esclarecimentos

implantes hormonais. Fonte: Site Dr Marcos Silva.

 

Por que realizar um implante hormonal?

Agora vamos ao ponto chave do texto, que é falar sobre o porque realizar um implante hormonal. Lembrando que o tratamento feito com o item serve para homens e mulheres. Todavia, é preciso cuidado para realizar qualquer tratamento com hormônios.

Primeiro de tudo é sempre realizar o implante hormonal com especialistas no assunto.

Dentre os benefícios mais notáveis estão tratar problemas ginecológicos. Tais problemas como até mesmo a TPM ou reposição hormonal devido a menopausa são resolvidos facilmente com o uso do implante hormonal. Além disso, os homens também ganham muito com a técnica. Para quem não conhece, a andropausa é uma espécie de menopausa masculina. Com tudo, por se tratar de um assunto desconhecido muitos homens não sabem que existe um tratamento.

Para resolver o problema dos homens, o implante hormonal é realizado com outro hormônio: a testosterona.

 

Existem riscos?

Como tudo na vida, o implante hormonal oferece alguns riscos à saúde. Há algum tempo, houve um surto onde mulheres estavam implantando o chamado chip da beleza. Todavia, esse implante hormonal por mais seguro que fosse, não nasceu com o intuito de remodelar o corpo feminino.

Por mais que o nome seja sugestivo, a técnica não possui nada de surreal. Por se tratar de um tipo de anticoncepcional que possui gestrinona, ele gerava alguns efeitos secundários. Portanto, esses efeitos incluem perda de peso, uma pele mais viva e até mesmo um maior rendimento na academia. Todavia, o implante hormonal não nasceu com esse propósito, e usá-lo apenas com o intuito de resolver problemas secundários é bem arriscado. Dessa forma, a melhor maneira de saber se o implante hormonal é seguro ou vai oferecer riscos é através de consultas médicas.

Abaixo iremos explicar de uma forma mais detalhada sobre o porquê procurar um médico.

Devo procurar um especialista?

Primeiramente, lidar com o corpo humano é algo difícil e trabalhoso. Dessa forma, para tudo que envolve questões, principalmente hormonais, o principal é procurar um médico da área.

Isso porque a estrutura hormonal do nosso corpo é bem complexa. Sobretudo quando falamos em implante hormonal, é preciso cuidado. Pois, se for para resolver questões como anticoncepcional, é preciso cuidado ainda maior.

Ademais, é preciso uma pessoa capacitada e que conheça as técnicas de implante hormonal bem. Pois, o corpo humano é bem complexo e pode rejeitar o implante, a depender do material.

Fica caro realizar um implante hormonal

Essa é uma das grandes dúvidas que rondam o procedimento. Todavia, é preciso entender que qualquer procedimento de implante custa dinheiro. Além disso, devido a sua grande capacidade e seus grandes benefícios, o implante hormonal custa dinheiro para ser colocado no corpo.

Porém, uma coisa precisa ficar clara, o custo benefício vale muito a pena. Sobretudo a tranquilidade e segurança do processo. Uma das coisas que mais causam medo nas pessoas é a respeito dos métodos contraceptivos. Portanto, se a mulher se esquecer de tomar o medicamento hormonal ela pode perder os efeitos desejados rapidamente.

Então, isso não ocorre com o implante hormonal. Pois, o sistema implantado no corpo libera os hormônios de forma lenta e funcional.